Segunda a Quinta-feira:
Das 8h às 12h e das 13h às 17:30h
Sexta-feira:
Das 8h às 14 horas

As Sessões são realizadas nas segundas-feiras às 18h.

75 Visualizações

Câmara de Vereadores de Taquara Realiza Reunião Com a RGE Sobre Substituição Dos Postes de Madeira - 17/08/2017

No dia 15 de agosto do corrente ano, ocorreu, no Plenário da Câmara de Vereadores de Taquara, uma reunião, proposta pelo Presidente do Legislativo, Vereador Telmo Vieira, com representante da RGE (Rio Grande Energia) para tratar sobre a situação de diversos postes da rede elétrica em nosso Município, que estão em estado precário, bem como a demora na substituição dos mesmos. Na ocasião, foi discutida a aplicação da Lei Municipal nº 5.457/2014 que “Estabelece a instalação de postes de concreto para rede elétrica e telefonia no Município de Taquara e dá outras providências”.

Em relação aos postes, Polyana Souza da Cunha, Consultora da RGE, informou que de 2005 para cá a RG não utiliza, em novas redes, postes de madeira, somente de concreto. Segundo avaliação da RGE, para que se substitua toda a base se prevê um tempo médio de 12 anos. Declarou que a aparência do poste não quer dizer que ele vai ser substituído, ele vai passar por uma avaliação técnica que vai definir o estado de conservação e a melhor alternativa, existe um cronograma de inspeção que foi criado porque houve a percepção de que além de fazer as trocas que estavam previstas ainda havia situações de temporal. O colaborador da área técnica passa poste a poste, verifica se é necessária a troca emergencial ou de forma programada, dessa forma a RGE vai fazendo projetos e marcando a execução das obras mediante a disponibilidade de execução e disparidades de recursos que tem atualmente.  Garantiu que a RGE tem feito uma grande quantidade de troca de forma programada, a empresa vem investindo nessa troca,  e o que é priorizado hoje na empresa são  aqueles postes em situação precária e que apresentam risco.

Quanto à Lei Municipal, a Consultora diz que a RGE é uma concessionária de serviço público e tem a concessão de um ativo Federal, tem que dar o atendimento mediante a Legislação Federal, cujo órgão regulamentador neste caso é a ANEEL, desta forma, o município não tem poder para legislar com relação aos investimentos de uma empresa que tem uma concessão Federal.

O Presidente, Vereador Telmo Vieira, deixou claro a preocupação do Legislativo em relação às demandas que envolvem inúmeras situações em nosso Município, que após essa reunião todos saem sabedores das providências a serem tomadas pela comunidade, e fica como encaminhamento que logo que é destacado o problema pelo cliente, em relação ao poste que está trazendo problemas, por deixar a comunidade temerária quanto à inclinação ou qualquer outro fator nesse sentido, deve fazer o contato com a RGE, informando o número conosco, que será atendido em até sete dias.

Participaram da reunião os Vereadores Adelar Marques, Luis Felife Luz Lehnen, Sandra Beatriz Schaeffer, Sirlei Teresinha Bernardes da Silveira, Telmo Vieira e a Consultora da RGE, Polyana Souza da Cunha.