Segunda-feira:
Terça a sexta:

Sessões nas segundas-feiras às 18h.

1 Visualização

CAMPANHA NOVEMBRO AZUL VISA CONSCIENTIZAR HOMENS SOBRE OS CUIDADOS COM SUA SAÚDE - 06/11/2017

Programada para iniciar em Taquara na próxima terça-feira (07), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Empresa, a campanha Novembro Azul visa conscientizar os homens sobre os cuidados com sua saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. E a única forma de aumentar as chances de cura dessa doença é diagnosticá-la logo no início.

Realizada em todo o mundo, no mesmo mês que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, dia 17, a campanha de conscientização tem como objetivo incentivar os homens, principalmente a partir dos 45 anos, a realizarem uma visita anual ao urologista.

Um dos principais exames para detecção do câncer de próstata, disponível na rede pública de saúde, é o PSA (antígeno prostático específico), que avalia a quantidade de proteína produzida pela próstata e, em caso da doença, se houve um aumento desses níveis.

Em 20% dos casos, o exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata, já que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, além de detectar a presença de nódulos.

Para incentivar os homens a terem mais cuidado com sua saúde, enfatizando também a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e da prevenção de outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Taquara realizará atividades de orientação em todas as UBSs do município.

Além da decoração alusiva ao Novembro Azul, chamando a atenção dos usuários que forem aos postos de saúde, também serão promovidas palestras, entrega de material informativo e visitas das Agentes Comunitárias de Saúde (ACM), que informarão a comunidade sobre as datas das atividades nas suas respectivas áreas de atuação.

Paralelamente a programação do Novembro Azul [descrita abaixo], a Administração Municipal de Taquara também promoverá uma atividade alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, em parceria com o Lions Club, o Sesc Taquara e as Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Durante o evento, que será realizado no Parque Municipal do Trabalhador, no dia 12 de novembro, às 15h, serão promovidas palestras orientativas sobre a prevenção de doenças, exames de rotina, como medição de pressão arterial e testes de glicose, além de atividades culturais e ações recreativas voltadas para o público infantil.

Programação do Novembro Azul:

- Dia 07 de novembro, às 9h: UBS Empresa;

- Dia 07 de novembro, às 13h30min: UBS Eldorado;

- Dia 08 de novembro, às 9h: UBS Santa Maria;

- Dia 10 de novembro, às 10h: CAPS AD;

- Dia 12 de novembro, às 15h: Parque Municipal do Trabalhador;

- Dia 13 de novembro, às 9h: UBS Mundo Novo;

- Dia 23 de novembro, às 10h: UBS Santa Cruz da Concórdia;

- Dia 23 de novembro, às 10h: UBS Fazenda Fialho;

- Dia 23 de novembro, às 14h: UBS Padilha;

- Dia 24 de novembro, às 9h: UBS Pega Fogo;

- Dia 24 de novembro, às 14h: UBS Santa Teresinha;

- dia 29 de novembro, às 10h: UBS Rio da Ilha.

FONTE: http://www.taquara.rs.gov.br